01/11/2024

Desodorantes enzimáticos vs. antitranspirantes: Qual é o melhor para a saúde das axilas?

Desodorantes enzimáticos são formulados com enzimas naturais que atuam para neutralizar os odores corporais sem interferir no processo natural de transpiração. Isso permite que o corpo transpire livremente, enquanto as enzimas eliminam as bactérias causadoras do mau cheiro.

Essa abordagem é ideal para quem busca uma alternativa mais eficaz e natural, sem obstruir os poros.

Por outro lado, os antitranspirantes são projetados para reduzir a produção de suor, utilizando compostos de alumínio que bloqueiam temporariamente as glândulas sudoríparas. Essa ação diminui a quantidade de suor liberada pela pele, ajudando a manter a área seca por mais tempo.

Benefícios dos desodorantes enzimáticos

Os desodorantes enzimáticos oferecem diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. Um dos principais é a neutralização natural de odores, já que esses desodorantes controlam o mau cheiro sem bloquear a transpiração, permitindo que o corpo mantenha seu processo natural de liberação de suor.

Além disso, como são compostos por ingredientes naturais, há menos irritação, tornando-os ideais para pessoas com pele sensível. Outro ponto positivo é que esses produtos são livres de alumínio, substância presente em muitos antitranspirantes e que tem sido associada a possíveis riscos à saúde, embora ainda não haja consenso científico sobre esses efeitos.

Mulher com mão no rosto

Um exemplo de desodorante enzimático é a loção de limpeza para axilas MYDE®. Além de funcionar como desodorante, essa loção limpa a pele e previne o odor da transpiração sem afetar a flora benéfica da pele.

MYDE® combate a bromidrose axilar e proporciona proteção até mesmo durante a prática de esportes. Como é um produto vegano e sem alumínio, triclosan ou parabenos, ele é ideal para quem busca uma alternativa saudável e sustentável. Outro benefício é que MYDE® não contém alumínio e não mancha a roupa, mantendo a eficácia e a praticidade no uso diário.

Comparação: Qual é o melhor para a saúde das axilas?

Quando se compara desodorantes enzimáticos e antitranspirantes, é importante considerar o impacto na saúde das axilas. Desodorantes enzimáticos, como MYDE® tendem a ser menos irritantes por usarem ingredientes naturais, enquanto os antitranspirantes, que contêm alumínio, podem causar irritação em algumas pessoas.

A discussão sobre os possíveis riscos à saúde associados ao alumínio em antitranspirantes, como sua relação com o câncer de mama, ainda é inconclusiva, segundo a American Cancer Society.

Outro ponto é que os desodorantes enzimáticos permitem que o corpo transpire naturalmente, o que pode ser benéfico para a saúde da pele, enquanto os antitranspirantes bloqueiam temporariamente as glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.