18/09/2024

Como prevenir e tratar suor noturno: Dicas para um sono melhor

A sudorese noturna pode ocorrer por diversos motivos, muitas vezes fora do nosso controle. Embora seja uma situação comum, o suor noturno pode prejudicar a qualidade do sono e o bem-estar geral.

As causas mais comuns incluem ansiedade, estresse, ambientes com temperatura elevada e o consumo de alimentos termogênicos. Além disso, condições mais graves, como menopausa, diabetes, hipertireoidismo ou infecções, também podem ser responsáveis.

O que é sudorese noturna e quais são as suas causas?

Também conhecida como transpiração excessiva, a sudorese noturna pode estar relacionada a diversos problemas. Quem sofre dessa condição normalmente acorda com as roupas de cama e o pijama úmidos devido ao suor excessivo.

Entre as causas benignas, sem agravantes, estão a ansiedade, o estresse, a menopausa, a TPM, ambientes quentes e o consumo de alimentos termogênicos. Essas condições não apresentam riscos sérios à saúde e podem ser contornadas com tratamentos leves ou mudanças de hábitos.

Em outros casos, como diabetes, hipertireoidismo, infecções, hiperidrose e apneia do sono, é preciso consultar um profissional da saúde para o tratamento adequado.

Mulher suando com a mão no rosto

Dicas para prevenir o suor noturno

Quando a causa do suor noturno não é patológica, algumas mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção:

  • Use roupas mais leves e respiráveis para dormir;

  • Prefira tecidos e roupas de cama mais leves e de fácil transpiração;

  • Mantenha seu quarto ventilado e arejado durante a noite;

  • Evite alimentos e bebidas que possam influenciar, como ingredientes picantes, álcool, cigarros e cafeína.

As glândulas sudoríparas são menos ativas durante a noite, sendo um bom momento para reforçar a proteção das barreiras cutâneas. O uso de um bom desodorante, como o MYDE®, pode ser útil na prevenção dos odores causados pela transpiração excessiva.

Tratamentos e soluções para sudorese noturna

O tratamento da sudorese noturna depende das causas que a provocam. Em casos menos graves, como ansiedade e estresse, é recomendado acompanhamento psicológico.

Além disso, adotar práticas para reduzir ou estabilizar os níveis de estresse, como atividades físicas, técnicas de respiração e o consumo de chás calmantes antes de dormir, pode ajudar.

Já em casos mais graves, como diabetes, infecções agudas e hipertireoidismo, é recomendado o tratamento junto a um profissional da saúde especializado. Quanto antes este diagnóstico for feito, maiores as chances de sucesso no tratamento e na melhoria da qualidade de vida.

Para quem busca maior conforto na hora de dormir, o uso de antitranspirantes e desodorantes especializados pode ser um ótimo aliado. Ao controlar o excesso de suor e o odor, é possível ter uma noite mais relaxante. Entretanto, antitranspirantes convencionais costumam bloquear o suor natural das axilas, podendo superaquecer o corpo e aumentar a transpiração em outras regiões.

Com MYDE®, esse problema não acontece, pois ele não altera a flora benéfica da pele, fazendo uma limpeza profunda e combatendo a bromidrose. Outro ponto positivo é o controle do odor, pois sua fórmula enzimática mantém as bactérias responsáveis pelo mau cheiro inativas.

Mulher deitada na cama sorrindo

Como melhorar a qualidade do sono mesmo com sudorese noturna

Algumas mudanças de hábitos na rotina podem trazer benefícios significativos para quem sofre com a condição.

Além de dormir com roupas frescas, é aconselhável ter uma troca de roupa ao lado da cama, caso precise trocar ao longo da noite. Essa prática ajuda a evitar desconfortos e problemas de saúde, como pneumonia, devido à exposição prolongada ao ambiente úmido.

Ter uma toalha por perto para secar o suor também é uma boa estratégia, evitando grandes movimentações durante a noite.

Estratégias de controle da ansiedade e estresse são outra forma eficaz de manter a transpiração regulada. Práticas como yoga, controle da respiração, higiene do sono e evitar o consumo de termogênicos ou cafeína podem ser ótimos pontos de partida para evitar o problema.

Para complementar essas mudanças, o uso de um desodorante adequado como o MYDE® pode ser uma excelente opção. O MYDE® se diferencia por sua fórmula enzimática, que controla o odor sem interferir no funcionamento natural da pele.

Ao evitar o bloqueio total das glândulas sudoríparas, ele impede o superaquecimento do corpo, mantendo o equilíbrio da flora cutânea e promovendo um sono mais confortável, mesmo em casos de sudorese noturna.